Notícias

21 de jul. de 2010

140 caracteres para a Presidência

Já começou a campanha eleitoral de forma oficial. Com a repercussão e o excelente resultado da campanha eleitoral americana de Barack Obama nas mídias sociais (my.barackobama / @barackobama),  os candidatos à Presidência, no Brasil, estão buscando estratégias e maneiras diferentes de atuações nas redes. A análise “140 caracteres para a Presidência” foi realizada para entender como os candidatos estão utilizando o twitter para conquistar popularidade, realizar debates e interagir com seu eleitorado. Os dados foram obtidos por ferramentas de monitoramento e mensuração gratuitas como www.twittercounter.com, www.tweetstats.com e www.search.twitter.com

140 caracteres para a Presidência

download da apresentação no slideshare: http://migre.me/Z0ZH

 O primeiro turno das eleições será dia 3 de outubro. Os candidatos, no Brasil, ainda utilizam as mídias sociais, na maioria das vezes, apenas para divulgar informações. A exemplo do que aconteceu nas eleições dos EUA essa estratégia, ou falta dela, de John Mc Cain não deu certo.

Foram analisados os twitters dos candidatos:
Dilma Rousseff (PT):
@dilmabr;
José Serra (PSDB):
@joseserra_;
Marina Silva (PV) :
@silva_marina;
Levy Fidélix (PRTB):
@levyfidelix;
José Maria Eymael (PSDC):
@eymael;
Zé Maria (PSTU):
@zemaria_pstu;
Plínio Sampaio (PSOL):
@pliniodearruda.

Nenhum dos candidatos está trabalhando perfeitamente com o twitter. Alguns demonstram muito interesse e disponibilidade para interagir com os usuários da rede, outros trabalham de forma mecânica e impessoal, porém a abertura de um canal de diálogo já é uma boa forma de contato direto entre os eleitores e os candidatos que, aparentemente, apresentam grande interesse em debater assuntos com seu eleitorado.


Os candidatos que melhor interagem com os usuários são @joseserra_ e @dilmabr , o primeiro peca por twittar em horários de pouca utilização do twitter, 82% dos seus tweets são de madrugada, mas é quem possui maior desenvoltura nas interações.
Horário em que @joseserra_ twitta, 82% de madrugada























@dilmabr possui o melhor background para a campanha, com a identificação do partido e já buscando a fixação do número para os eleitores. Ela erra por interações pouco profundas, a maioria dos tweets são de agradecimentos às menções e mobilização de campanha. Um ponto positivo é a utilização da interface mobile para twittar, porém acaba sendo subutilizada e poderia ter seu uso maximizado para interações em tempo real.
Utilização de interfaces de @dilmabr para twittar
A @silva_marina apresenta dificuldade para se adaptar à linguagem do twitter. Aparentemente a maior parte de seus tweets são feitos por sua equipe, pois além de mensagens muito impessoais, são utilizadas diversas interfaces (8 no total) para postar mensagens em seu mural. A principal interface utilizada (55% das vezes) é o hootsuite, ferramenta para gerenciamento de diversas contas e geralmente utilizada por agências.

Alguns usuários do twitter enviaram mensagens ao @levyfidelix para tomar cuidado com sua senha, pois estavam aparecendo tweets automáticos, houve um usuário que deu um retweet em uma dessas mensagens que direcionava para um site de aumento de followers por meio de script. O perfil do @eymael apresentou mensagens do twittercounter , site de mensuração de crescimento de followers, following e tweets. O twittercounter possui uma ferramenta de busca segmentada para adicionar pessoas que deseja seguir (não é ferramenta para aumento de followers) e que aparentemente está sendo utilizada pelo candidato.

O @zemaria_pstu utiliza frequentemente sms para atualizar seu mural, o que permite atualizações em tempo real, porém as interações são feitas sempre pela web e em outros horários. O @pliniodearruda apresentou a maior dificuldade entre todos os candidatos, não sabe utilizar o retweet e, quando usa, coloca o RT antes do replie para uma determinada pessoa. Também escreve muitas urls e @s errados.
Entre todos os candidatos, quem melhor entendeu o conceito do twitter foi @joseserra_, além de ter a conta a mais tempo que os outros candidatos e interagir com facilidade, é o único que segue gradativamente outros usuários.

A presença da maioria dos candidatos no twitter é muito positiva, é uma alternativa para o debate direto com os eleitores e a possibilidade de conhecer melhor em quem cada um vai votar. A preocupação dos candidatos tem que ser a de fornecer conteúdo relevante e a possibilidade de interagir com os usuários da rede. A exemplo do que ocorreu nos EUA, as mídias sociais e principalmente o twitter terão papel decisivo nas eleições do Brasil.

4 comentários:

  1. PÔ, eu gostei. Tenho twitter há apenas 1 semana e tô evndo o quanto é interativa e produtiva essa ferramenta.

    Abrazz!

    ResponderExcluir
  2. Curti muito cara... acho que a dificuldade não são só dos políticos. tenho dificuldades também. Agradeço sua disposição em ajudar. faz pouco tempo que entrei para o twitter tem de fato muita coisa que não conheço. vc tem um blog com pesquisas excelentes e recheado de informações maravilhosas. Preciso sim de seus ensinamentos para ficar mais ativo e melhor no twitter. abraços, Evaldo Bernardo.

    ResponderExcluir
  3. Que bom que curtiram, fiz a pesquisa pois estava indignado com o despreparo dos candidatos nas mídias sociais, espero que melhorem. Abs

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o artigo! Realmente cada candidato tem algum problema de interação com o twitter. Seja postando em horários incompatíveis com a maioria dos "twitteiros", ou a falta de feedback com outros usuários, ou mesmo a falta de intimidade com a ferramenta. Assim como vc disse Everton, espero que eles melhorem!

    ResponderExcluir